Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
O bem-estar proporcionado pelo uso da bicicleta para o corpo e a mente é indiscutível. A isso, se soma o fato de ser uma prática esportiva e meio de transporte de custo baixo, sobretudo, se comparado aos carros o elevado preço da gasolina.
O educador Paulo Giordano Moreira, 36 anos trabalha em uma academia, além de usar a bicicleta como um dos principais exercícios para a própria saúde e como um meio de transporte, no qual os gastos são baixos.:
- Pedalo há anos, só pelo prazer, mas conheci um amigo daqui de Santa Maria, que conhece toda região e tem me apresentado algumas trilhas, sobretudo, na Quarta Colônia. Sempre pedalei como uma ferramenta para condicionamento físico, mas ficou mais presente nos últimos três anos e até me arrisquei em competições.
O praticante, Pablo Locatelli acrescenta:
Caro ou barato e vai depender da referência, hoje você consegue adquirir uma boa bike a partir de R$ 1mil e os equipamentos básicos como capacete, óculos e luvas por cerca de R$ 500. Caro pode ser você ir em uma consulta médica e ver que vai precisar de muitos remédios para o básico da sua saúde.
BENEFÍCIOS:
- Controle do peso e obesidade
- Previne de doenças cardiovasculares
- Aumenta a força e tônus muscular, principalmente nos membros inferiores
- Estimula a produção de endorfina no organismo, alivia o estresse e melhora o sono
- Evita o surgimento da diabetes
- Auxilia na recuperação de lesões ósseas
- Estimula o desenvolvimento da coordenação motora
*Por Paulo Giordano Silva Moreira. Lembrando que não há contra indicação para uso recreativo, mas para fins de ganho de performance é indicado buscar orientação de um educador físico